sexta-feira, 8 de junho de 2012

Vale do Loire - 3º dia: Chenonceaux, Villandry, Langeais, Ussé e Azay-le-Rideau (Parte 2)

Ao chegarmos à Langeais nos deparamos com bandeiras da França, Alemanha e Portugal. Nós não entendemos nada e procuramos na internet. Achamos no wikipedia que Langeais é twinned (geminada) com Eppstein, na Alemanha e Gondar, em Portugal. Fomos, então, pesquisar sobre o twinning. De acordo com o site da European Twinning trata-se de um compromisso de longo prazo entre as partes que deve sobreviver a qualquer mudança política ou dificuldades de qualquer participante. A geminação é a união de duas ou mais comunidades que procuram com o objetivo de enfrentar os seus problemas e desenvolver laços mais estreitos de amizade.  É talvez a forma mais visível da cooperação europeia, com milhares de cidades e vilas declarando orgulhosamente, para todos que entram em seu território, a que comunidades elas estão geminadas.

Sanadas as dúvidas vamos falar do castelo de Langeais. Na verdade existem dois castelos no local: o primeiro, na verdade, apenas uma espécie de fachada, teve sua primeira torre construída em 994, sendo o mais antigo da França; o segundo, teve sua construção ordenada por Luís XI em 1465. Foi lá que ocorreu o casamento da jovem Duquesa Anne de Bretagne, que é retratado em uma apresentação de som e luz.

Interior do Castelo de Langeais


Interior do Château de Langeais
Ponte elevadiça do Castelo de Langeais

Château de Langeais


Château de Langeais

Torre do Século X - Langeais
 Após essa visita nos encaminhamos à Rigny-Ussé, onde fica o Château d´Ussé, que, segundo a lenda, inspirou Charles Perrault a escrever o famoso conto "A Bela Adormecida". O seu exterior é mesmo digno de contos de fadas. Apenas o marido entrou no castelo. Eu fiquei vendo uma loja de produtos da região que fica ali perto e esperando por cerca de uma hora (ele disse que ficaria só 10 minutos) em um café tomando um chocolate quente para aquecer.

Jardins de Ussé

Pátio do Château d´Ussé

Interior do Castelo de Ussé

Interior do Castelo de Ussé

Repare no belo trabalho no teto do Castelo de Ussé

Château d´Ussé: o castelo da Bela Adormecida

Partimos, após essa visita, para a cidade de Azay-le-Rideau, onde fica o castelo de mesmo nome, mas ao chegarmos ao local o expediente havia acabado de ser encerrado. Tiramos essas fotos abaixo pelo lado de fora dos portões da propriedade.

Château d´Azay-le-Rideau

Azay-le-Rideau
Ao voltarmos para Tours, deixamos o carro na locadora e fomos até a Pizza Hut para comprarmos uma pizza, a qual comemos no hotel mesmo.

  
Custos do dia por pessoa em euros: 
Aluguel do carro - 66,76 (total)
Croissant em Chenonceau - 1,45
Château de Chenonceau - 11,00
Jardins do Château de Villandry - 6,50
Almoço em Villandry (sanduíche+suco) - 6,50
Château de Langeais - 8,50
Château d´Ussé - 14,00 
Pedágio + Gasolina - 17,52(total)
Jantar (pizza + entrada + refri p/2) - 20,00
TOTAL - 152,23

Para conferir o que fizemos anteriormente neste 3º dia pelo Vale do Loire, clique aqui.
Para saber sobre nossa ida para Roma, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário