terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Roteiro de 1 dia de carro pelos castelos do Loire

Com a ajuda do Via Michelin e do Google Maps, eu montei o meu roteiro de 1 dia de carro passando por 5 castelos do Vale do Loire.

Após muitas pesquisas em diversas locadoras de carro acabei escolhendo a Hertz, pois ela fica bem próxima ao hotel em que eu estarei hospedada, tem um dos melhores preços que eu encontrei e é uma empresa já conhecida no mercado.

Agora vamos ao que interessa! O passo-a-passo do roteiro segue abaixo:
Após retirarmos o carro na Hertz, que fica no número 57 da Rue Marcel Tribut, por volta das 8 horas, devemos dobrar para a direita e seguir pela Rue Marcel Tribut na direção oposta à que viemos. Dobrar na primeira à esquerda Rue Jean-Jacques Noirmant. Dobrar à direita na segunda rua, a Rue du Rempart. Dobrar na primeira à esquerda, a Rue de la Fuye. Pegar a primeira à direita, o Boulevard Heurteloup. Logo à frente haverá uma agulha e devemos pegar o caminho pela esquerda. Seguindo em frente chegaremos à uma rotatória. Devemos pegar a primeira saída.

Depois pegaremos logo a primeira saída à direita. Seguindo a placa A 85. 

Depois de cerca de 3km sairemos, se não me engano, na primeira saída, a 22.

Via Michelin
Ao sairmos haverá uma bifurcação e deveremos pegar para a esquerda.

Via Michelin
Deveremos cruzar a via a nossa frente para pegarmos a mesma seguindo para a esquerda (Saint-Avertin continuar pela Avenue du Lac). Passaremos por uma rotunda e continuaremos em frente pela Avenue du Lac. Um pouco mais à frente, esta passará a beirar um rio e se chamará Quai Sadi Carnot. Continuar em frente. Depois do lago, seguindo em frente, a rua passará a se chamar Boulevard Paul Doumer. Ao final desta ela dobrará para a direita na Avenue Alexandre André. Essa última é uma rua curtinha que termina em uma rotunda. Devemos dobrar para a esquerda, pegando a primeira, a Rue de Larçay.
    Seguiremos em frente por cerca de 1.3km para depois continuarmos em frente pela  Rue Nationale / D976. Seguiremos sempre em frente por cerca de 16 km. Apenas dobraremos seguindo a seguinte placa:
Google Streets
Dobraremos para a direita e continuaremos pela D976 até chegarmos, bem mais à frente, à uma rotunda. Onde pegaremos a terceira saída. Rue de la Canardière/D81.
Dobraremos à esquerda na 2ª opção que tivermos (sendo que a primeira é meio que um retorno). Há uma placa para o Chenonceaux onde devemos virar. É uma continuação da D81. (Rue du Pont/D81). Seguir em frente, cruzando o rio. Continuando depois em frente pela D81. Após um tempo atravessaremos uma linha de trem. E ai, na próxima rua, a Rue Nationale/D40, devemos dobrar à direita. Seguir em frente. Seremos obrigados a dobrar para a direita e estaremos na Rue du Chenonceaux. Mais à frente veremos um posto de gasolina à nossa esquerda e na próxima à direita entraremos para o Château. Há uma placa na frente. Há estacionamento gratuito no local. Basta seguir em frente.

Chegaremos ao castelo de Chenonceau por volta das 9 horas. Devemos sair de lá, no máximo, às 11:00.

Voltaremos, então, pelo mesmo caminho que viemos. Ao chegarmos à Rue de Chenonceaux dobraremos para a esquerda. Ao chegarmos à bifurcação abaixo seguiremos para a esquerda pela D40.

Google Streets




Ao chegarmos ao primeiro cruzamento dobraremos para a esquerda na Rue du Pont/D81. Seguiremos pelo mesmo caminho que viemos, seguindo sempre as placas da D81. Cruzaremos o rio. Ao chegarmos à rotunda pegaremos a segunda saída, seguindo pela D976. Sairemos dessa via para a D31. Seguindo a placa abaixo:

Google Streets



Ao chegarmos à bifurcação devemos dobrar para a esquerda na direção de Reignac / loches. Seguiremos em frente pela D31. Na rotunda seguir à 1° saída: A85 / E604 em direção a Tours / Bourges / Vierzon.

Manter a esquerda. Passaremos por um posto de pedágio onde adquiriremos o bilhete o qual será pago mais adiante. Seguiremos pela A 85 em direção à Tours pela esquerda. Seguiremos por cerca de 40 km por essa via. Saindo na 8 direção Lignieres.

Google Streets


Seguir à esquerda na D7 em direção a Savonnieres.

Ao chegar à uma rotunda siga em frente pegando a 2ª saída. Passaremos em frente à um restaurante chamado Le Cheval Rouge e logo depois, à esquerda, começará um local onde se pode estacionar o carro para ir ao castelo de Villandry. Chegaremos lá por volta das 11:53. Devemos deixar o local até o 12:53.

Após a visita devemos voltar pelo mesmo caminho pegando a D7. E dobrando para a direita ao vermos a seguinte placa:

Google Streets

Seguiremos pela A 85 E60 cruzando por cima de um rio. Logo após deveremos pegar a saída 7 com direção à Saumur / Langeais.

Ao chegarmos à uma rotunda pegaremos a primeira saída, pegando a D952 em direção a Saumur / Langeais. Seguiremos em frente até chegarmos a outra rotatória, onde pegaremos a segunda saída continuando em frente. Ir devagar, pois um pouco mais à frente entraremos à direita em um local onde haverá uma placa como a abaixo:
Google Streets
Ao chegarmos a uma rotunda, pegaremos a 1ª saída pela D57 / Rue Falloux. Ao chegarmos a uma rua onde tem um coreto do lado esquerdo devemos dobrar para a esquerda na rua antes do coreto (do outro lado do mesmo é de pedestres) e procurar uma vaga para estacionarmos. Chegaremos à Langeais por volta das 13:05.
Após estacionarmos devemos nos dirigir ao restaurante. Para isso devemos seguir pela rua em que entramos com o carro ao lado do coreto, passando em frente à prefeitura de Langeais e continuar seguindo em frente pela calçada da mesma. Ao chegarmos ao final desta, dobraremos para a esquerda e seguiremos em frente pela Rue Gambetta. O restaurante Au Coin des Halles fica no número 9 dessa rua. Após o almoço continuaremos em frente. A entrada para o castelo de Langeais fica no fim da rua.
Devemos deixar o local até às 14:35. Voltaremos pelo mesmo caminho. Ao sairmos do estacionamento seguiremos na direção do coreto e dobraremos para a direita na  D57 / Rue Falloux. Ao chegarmos a rotunda contornaremos a mesma e sairemos na 3ª saída. Ao vermos o rio dobraremos à direita na D952.
Ao chegarmos à rotunda pegaremos a 2ª saída seguindo pela D57. Após um bom tempo na mesma, ao nos depararmos com a seguinte placa, dobraremos para a direita:
Google Streets

Seguir em frente pela D7. Bem mais à frente, ao chegarmos à uma rotatória, pegaremos a segunda saída, seguindo em direção à Rigny Ussé pela D7. Andaremos bastante. E ao vermos, ao nosso lado esquerdo, um local chamado Saveurs du Loire estaremos próximos ao nosso destino. Entraremos logo na primeira possibilidade à direita para podermos estacionar o carro. Feito isso basta atravessarmos a rua que encontraremos a entrada para o Château d´Ussé. Chegaremos lá por volta das 15:00 e devemos deixar o local por volta das 16:00.
Após a visita devemos voltar pela D7 no mesmo caminho. Ao chegarmos à rotunda devemos pegar a 2ª saída continuando pela D7. Ao passarmos pela placa abaixo, logo à frente, veremos uma bifurcação e devemos pegar o caminho da direita, a D7E. Ao final desta dobraremos para a direita novamente, pegando a D17, onde logo passaremos por baixo de um viaduto ou sei lá e ela fará uma curva para a esquerda. 

Google Streets

Após um longo tempo sobre essa via ela chegará ao fim. Devemos, então, dobrar à esquerda na D751A. Em um determinado momento esta rua dará uma leve alargada e haverá uma rua estreitinha à direita. Continuaremos em frente, passaremos pela Creperie du Roy. Haverá outra ruelinha à direita. Passaremos por uma auto-escola, pelo restaurante Ridelloise e na esquina veremos uma ótica. Devemos, então, dobrar à direita ai, pegando a Rue du Château/D84. 
Adiante veremos um estacionamento um pouco ao alto à nossa esquerda, mas pelo que eu vi esse é pago, portanto, devemos seguir em frente dando, na verdade, uma ligeira curva para a direita. Na próxima rua à direita haverá um parking (esse eu acho que é gratuito). Se seguirmos em frente, na próxima à direita, bem em uma rotatória, encontraremos mais um estacionamento. 
Ao sairmos do carro basta voltarmos pelo caminho que viemos. Haverá um local com um portão meio azulado e uma placa do castelo que é uma das entradas para o mesmo, entretanto no google está com as portas fechadas. Se for esse o caso, continuaremos em frente, e dobraremos à esquerda na rua seguinte, a Rue Balzac. Ao final da mesma haverá outro portão desses. Estará aí a entrada para o Château d´Azay-le-Rideau. Chegaremos lá por volta das 16:20 e devemos deixar o local no máximo às 17:20. 

Na rotunda em frente à rua do último estacionamento devemos pegar a rua da saída que sobe. Vindo pelo caminho que estávamos vindo, sem parar em estacionamentos seria a 3ª saída, a Rue Georges Jehan. 
Ao chegarmos à uma rotunda gigante devemos seguir em frente para chegarmos a rotatória menor que fica no centro dessa e pegar, então, a 2ª saída, a que segue em frente. No alto da subida haverá uma espécie de bifurcação. Manter para a esquerda. Chegaremos à outra rotunda e pegaremos a primeira saída. 

Google Streets
Passaremos em mais uma rotatória, mas seguiremos em frente pela D751. Mais uma rotatória, pegando a segunda saída, que é a que segue em frente. Ao chegarmos em uma parte em que as pistas de ida e vinda não andam mais coladas veremos 2 placas no alto. Devemos manter pela esquerda. Ficaremos nesta por cerca de 7km.

Google Streets

Mais à frente haverá outra saída dessa. Que passará em uma espécie de viaduto. Ao chegarmos ao fim do mesmo veremos outras duas placas. Mas dessa vez devemos pegar para a esquerda alcançando a D37.

Google Streets

Após um curto tempo nessa via, se eu não me engano na primeira saída, dobraremos para a direita para pegarmos a D7. Ao final desta saída haverá uma bifurcação e devemos dobrar para a direita. Depois, seguir em frente.

Logo à frente chegaremos à mais uma rotunda e devemos pegar a terceira saída em direção à Tours Centre. Cruzaremos o rio. Ao chegarmos à outra margem estaremos em mais uma rotunda, na qual pegaremos a primeira saída. Seguiremos sempre em frente até a placa abaixo:


Na bifurcação logo em frente a mesma escolheremos a rua que sobe mais pra direita. Chegaremos à frente à uma rotatória, onde pegaremos a terceira saída com direção à Centre Ville. É uma rotunda meio esquisita, pois não é muito redonda. Seguiremos em frente pela Av. De Grammont se ligando que os ônibus vão no centro e os carros nas laterais. Haverá uma espécie de rotária no meio dessa rua, onde seguiremos em frente, mas não podemos passar pelo meio dela porque é só para ônibus. Quando a pista do meio tiver 2 faixas devemos voltar para a mesma. Mais à frente, a pista do meio será novamente exclusiva para ônibus e em uma bifurcação entraremos para a direita. Essa terminará em uma rotunda ou pracinha e seremos obrigados a dobrar para a direita. Dobrando, novamente na primeira à direita, estaremos no Boulevard de Heuterloup. Bem em baixo do hotel Criden há um posto de gasolina no qual abasteceremos.  

Feito isso, seguiremos em frente. Um pouco mais á frente haverá uma bifurcação, onde pegaremos a rua mais à direita, a que segue em frente. Pegaremos depois a primeira à direita e novamente a primeira à direita, a rue du Rempart. Ao final desta pegaremos uma ruelinha para a esquerda, a Rue Gohier. No próximo cruzamento chegaremos à Hertz.



Tempo estimado entre os locais visitados:
  • Tours – Chenonceaux = 42´
  • Chenonceaux – Villandry = 53´
  • Villandry – Langeais = 11´
  • Langeais – Ussé = 21´
  • Ussé – Azay = 20´
  • Azay – Tours = 26´

Estimativa de custos:
  • Aluguel do carro por 1 dia - 51 euros (carro categoria mini, km ilimitada, com seguro - faça sua cotação nos sites das locadoras);
  • Pedágios + gasolina - 24 euros (segundo o Via Michelin);
  • Entrada Castelo de Chenonceau - 11 euros;
  • Entrada Castelo de Villandry - 9,50 euros;
  • Almoço - 20 euros;
  • Entrada Castelo de Langeais - 8,50 euros;
  • Entrada Castelo de Ussé - 13 euros;
  • Entrada Castelo de Azay-le-Rideau - 8,50 euros;

Acho que vale lembrar que eu ainda não testei o roteiro. Farei essa viagem em abril deste ano. Conto tudo aqui depois! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário